Adur discute PDU com prefeitos do Paraná

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, e a Comissão de Arquitetos e Urbanistas criada pelo governador Roberto Requião (PMDB) para elaborar a Política de Desenvolvimento Urbano e Regional do Paraná – PDU 2003, reuniram-se ontem em Curitiba com o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs (PFL), os presidentes das 18 associações e vários prefeitos para discutir as necessidades de cada região e finalizar a elaboração do PDU 2003.

Adur disse que a principal ação para promover o desenvolvimento é acabar com o analfabetismo. “Queremos, dentro de quatro anos, que o Paraná tenha um índice de analfabetismo igual a zero”, disse. “E para alcançar essa meta é imprescindível a participação dos prefeitos através de ações regionais, principalmente.”

O sucesso do PDU 2003, segundo Adur, “depende do espírito de confraternização entre prefeitos e governo do Estado, porque só com consenso e apoio dos municípios obteremos êxito em nossa proposta”. Durante a tarde, os prefeitos apresentaram ao secretário e à comissão as principais sugestões e necessidades das microrregiões que representam. O desenvolvimento da agroindústria para fixação do homem no campo, a infra-estrutura para o turismo e para a educação foram as principais reivindicações dos prefeitos. “O mais importante é identificar, através dessas informações, a vocação de cada microrregião, para que possamos elaborar um plano eficiente e objetivo”, afirma o secretário.

Novas metodologias

O secretário explicou aos prefeitos a importância da abertura de canais de discussão das novas metodologias de ação e entrosamento com as prefeituras, que constarão da nova política. O arquiteto Forte Neto, que integra a comissão, afirmou que todo o projeto está baseado nas relações entre município e Estado, através de um planejamento coordenado de ações.

Para Joarez Lima Henrichs, a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, é inédita e comprova a democratização proposta pelo novo governo. “Cada prefeito, em nome da população, está decidindo o que necessita em seu município. Isso demonstra a preocupação do governador, que se volta para os municípios, onde vive o povo”, diz.

O secretário disse não querer gerar falsas expectativas aos prefeitos. “Vamos melhorar a qualidade de vida dos moradores dos municípios com um plano de desenvolvimento urbano que contemple a geração de emprego e renda nas cidades. Mas, para isso, temos que trabalhar em conjunto com as outras secretarias de Estado, para que cada um faça sua parte.”

Em meados do mês de março, na presença do governador Roberto Requião e de todos os prefeitos do Paraná, o plano será oficialmente lançado.

Voltar ao topo