Adur apresenta propostas de parcerias a prefeitos

Prefeitos representantes das 18 associações de municípios – além dos presidentes da Federação dos Municípios do Paraná (Femupar), Antônio Camilo, e da Associação Brasileira dos Municípios, José do Carmo Garcia – se reuniram com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, para definir acordos de cooperação técnica e a realização de novos convênios entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e as associações municipais.

Depois de assistirem à apresentação da Política de Desenvolvimento Urbano e Regional (PDU) para o Paraná, os prefeitos ouviram as propostas de parceria elaboradas pela Secretaria e o Paranacidade na contratação e qualificação dos novos técnicos. Segundo Adur, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) considerou que os relatórios técnicos vindos das associações, em sua maioria, não atingiram os objetivos propostos e cancelou essa linha de crédito.

Como alternativa, o banco propôs que as contratações sejam efetuadas pelo Paranacidade, respeitando as indicações regionais dos prefeitos. Cada associação contará com o apoio de técnicos qualificados na elaboração de projetos a serem aprovados pela Secretaria e Paranacidade para financiamentos e no acompanhamento da execução das obras no município. De início, cada associação terá um técnico, preferencialmente engenheiro ou arquiteto. Caso a demanda aumente, outros profissionais poderão ser contratados.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade também serão responsáveis por ministrar cursos de administração de obras, licitação, critérios de aprovação de projetos e cadastro imobiliário no próprio município. Técnicos da Secretaria irão orientar os profissionais para que estejam de acordo com as linhas de atuação do novo PDU e com as regras de financiamento do BID. Os cursos não terão qualquer custo para os municípios. “Com a atuação institucional, damos maior suporte técnico aos prefeitos para pensar os municípios. Além disso, este trabalho nos coloca a par das deficiências dos municípios e facilita a detecção de suas necessidades”, esclareceu Renato Adur.

Voltar ao topo