O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), ocupou a tribuna da Casa nesta terça-feira (15) para responder à afirmação do líder da oposição, Ênio Verri (PT), de que o governo pretende privatizar a Celepar. Traiano garantiu que o governador Beto Richa (PSDB) sequer considera essa hipótese.

continua após a publicidade

“Há um documento firmado em cartório pelo governador Beto Richa, no qual consta que será mandado para Assembléia um uma mensagem para se criar a Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação. Está explicito que o governo não vai privatizar qualquer empresa estatal ou de economia mista. E conversei com o governador Beto Richa que negou qualquer possibilidade da companhia se tornar fundação”, disse.

Traiano disse que a oposição está dando voz a ex-funcionários da Celepar e a informações falsas. “A oposição começa a vender uma opinião irreal”.

O líder do governo também assegurou a continuidade das pesquisas para a evoluções para o software livre, que são programas de computadores que podem ser usados, copiados, estudados e redistribuídos sem restrições. “Já existe uma lei de autoria do Pastor Edson Praczyk que regulamenta o software livre no Estado. Portanto, qualquer alteração teria que passar pela Assembleia Legislativa”, explicou.

continua após a publicidade

Na semana passada, Verri disse estar preocupado com as declarações do presidente da Celepar Jackson Carvalho Leite de que a Celepar atuaria como intermediária entre o poder público e o mercado, e lembrou da entrevista do governador Beto Richa (PSDB) à rádio Band News, em que Beto disse que informática não é um serviço essencial do Estado e que não via problema em terceirizar alguns desses serviços.