13,2 mil mesários participarão das eleições em Curitiba

Com a presença do mesário mais antigo do País, José Carlos Rocha, de 73 anos, começa na próxima segunda-feira (9), a partir das 8h30, o treinamento dos 13.200 mesários de Curitiba. Pouco mais de mil são voluntários. O treinamento vai acontecer nas salas de aula 1, 2, 3 e múltiplo-uso II, no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral (rua João Parolin, 224 – Prado Velho). Além das atividades que desempenham normalmente, cerca de 40 servidores do tribunal vão se incumbir de orientar 480 mesários por dia. Como novidade nas eleições de 3 de outubro, a mesa receptora de votos contará com apenas quatro componentes: presidente, 1.º mesário, 2.º mesário e secretário. O treinamento dos mesários de Curitiba será concluído no dia 19 de setembro. No interior, o calendário de treinamento é definido pelos juizes eleitorais.

Documentos

Até ontem à tarde, vários candidatos que se encontravam em dívida com a Justiça eleitoral compareceram à 1.ª Zona Eleitoral para entregar documentos necessários ao processo de registro. Segundo o juiz D?Artagnan Serpa Sá, muitos deixaram para fazer isso na última hora, mais do que nos anos anteriores. Até o dia 14 todos os processos deverão estar concluídos. Só então o TRE terá o número definitivo de candidatos na capital. Dos 606 que solicitaram registro após as convenções municipais, mais de 112 tiveram os registros indeferidos, renunciaram ou foram excluídos. Um grande número recorreu ao TRE, que está julgando os casos.

Ontem, em dois recursos contra o indeferimento de pedido de registro de candidatura por reprovação no teste de escolaridade, o Tribunal Regional Eleitoral modificou a decisão do juiz da 1.ª Zona Eleitoral, Dr. D?Artagnan Serpa Sá. A corte reconheceu a elegibilidade de Nelson Ademir de Lara (PSC) e Antônio Roberto Filho (PSL), ambos candidatos ao cargo de vereador. Com pauta lotada, a corte de juízes do TRE tem se reunido diariamente. As sessões têm início às 15h e não raro se estendem até as 20h.

Voltar ao topo