Política sanitária eleva o crescimento da produção de aves no Paraná

O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento Orlando Pessuti declarou nesta segunda-feira (18) que a produção e abates de aves no Paraná têm apresentado bons resultados graças aos cuidados sanitários verificados no setor. Ele lembrou que a regionalização da produção é um dos objetivos do Governo do Paraná e da iniciativa privada, em defesa do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Pessuti elogiou a participação da avicultura no crescimento do agronegócio paranaense durante a solenidade de posse das diretorias da Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Avipar), e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), realizada no Hotel Bourbon.

Segundo explicou Orlando Pessuti, a regionalização é uma série de medidas que permitem que, em casos de doenças da lista A da Organização Internacional de Epizootias (OIE)- como Influenza Aviária e New Castle, as áreas envolvidas sejam isoladas. A medida garante que apenas os plantéis envolvidos sejam controlados, sem prejuízos para os demais. O programa, já em andamento, será reforçado pelas novas diretorias da Avipar, presidida por Alfredo Kaefer, e da Sindiavipar, cujo presidente anterior, Domingos Martins, foi reconduzido ao cargo.

A primeira etapa do programa, disse Pessuti, prevê a identificação por aparelho de GPS e cadastramento de todas as propriedades rurais do Estado que tenham mais de 400 exemplares de aves. O Sindiavipar doou um aparelho de GPS e um computador para a Secretaria da Agricultura realizar o trabalho. ?O Paraná, por meio da atuação conjunta do Sindiavipar e da Secretaria, está saindo na frente deste programa que pretende implantar no país, até o final de 2006, o conceito de regionalização sanitária na avicultura dos Estados?, informou Martins.

A exportação paranaense de frango de corte alcançou no primeiro semestre deste ano a receita recorde de U$ 385 milhões, o que representa um crescimento de 23,18 por cento em relação ao mesmo período de 2004. O volume exportado pelas indústrias avícolas locais entre janeiro e junho deste ano foi de mais de 354 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 19,25 por cento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.