O presidente do Sindimoc, sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Curitiba, Denílson Pires, disse nesta terça-feira (6) que a implantação do policiamento à paisana nos ônibus vai reduzir o número de assaltos a motoristas e cobradores nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Pires, que participou de reunião de lideranças sindicais com o governador Roberto Requião, no Palácio Iguaçu, aproveitou para agradecer a ampliação do efetivo destinado ao policiamento dos coletivos. ?Logo depois que conversamos com o secretário Luiz Fernando Delazari, o efetivo foi dobrado. Já havia uma equipe de policiais que atuava em Curitiba, e agora temos uma destinada exclusivamente à Região Metropolitana?, disse.
?Para reduzir os assaltos a ônibus, o policiamento à paisana é o mais eficiente?, afirmou Pires. ?A viatura espanta o marginal. É o policial à paisana, circulando nos ônibus, que consegue prender o assaltante e levá-lo à Justiça?. Segundo ele, o sindicato apura diariamente com motoristas, cobradores e empresas de ônibus quais as linhas e pontos mais visados por assaltantes, e repassa as informações ao comando da PM.
O policiamento nas linhas do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba foi reforçado na semana passada, após reunião de Delazari com representantes do Sindimoc, o Comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, major Marcos Scheremeta, e dos vereadores André Passos e Valdenir Dias, de Curitiba.
No programa ?Ônibus Seguro?, policiais militares circulam à paisana em coletivos. Implantado há quatro anos em Curitiba, o programa reduziu o índice de assaltos a ônibus na capital, levando os marginais a agirem nas cidades vizinhas, que agora contam o policiamento.
De acordo com levantamento do Sindimoc, os assaltos a ônibus vêm caindo nos últimos anos em toda a RMC. Em 2003, o sindicato registrou 5.592 assaltos, uma média de 15,32 assaltos/dia. Em 2004, o número caiu para 4.146, uma média de 11,33 assaltos/dia. Já em 2005, o sindicato registrou 3.181 assaltos em ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, média de 8,72 assaltos por dia. E no ano passado o número reduziu para 3054 assaltos, média de 8,37 assaltos/dia.


