Polícia Militar inicia treinamento para tropa de elite

A Polícia Militar do Paraná coloca à prova, a partir desta segunda-feira (17), 24 homens que foram selecionados para o estágio de Operações Especiais. Durante 45 dias eles serão submetidos a condições adversas e a treinamento intenso. Quem for aprovado, ?carimba o passaporte? para ingressar na equipe tática do COE (Comandos e Operações Especiais) da Companhia de Polícia de Choque. Além de policiais militares paranaenses, estão inscritos no estágio dois policiais militares do Distrito Federal e três do Mato Grosso do Sul.

Sessenta policiais se inscreveram para a seleção prévia. Destes, apenas 24 conseguiram a aprovação e vão fazer o curso que inclui treinamento em terra, no ar e no mar. Eles já passaram por testes de tiro, de habilidades técnicas e por exame de saúde completo. A partir de agora, para conseguir o certificado de operações especiais, eles terão que enfrentar 45 dias de treino, com 400 horas aula e demonstrar conhecimentos de gerenciamento de crise e negociação tática, conhecimentos jurídicos, de direitos humanos e ainda força física e controle emocional. ?Além de tudo isso, o candidato ao posto de policial de elite terá que estar comprometido com o treinamento e consciente das missões difíceis e delicadas que terá que enfrentar?, disse o coordenador do estágio, tenente Márcio Valim de Souza.

A aula inaugural do estágio será nesta segunda-feira (17), às 8 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Curitiba. Depois da aula inaugural, os selecionados já iniciam o estágio.

Voltar ao topo