Polícia Militar ganha 20º Batalhão no bairro do Boqueirão em Curitiba

?Este é o segundo batalhão entregue pelo governo do Estado na atual administração. Isso demonstra que, por estas e tantas outras realizações, verdadeiramente tratamos a segurança pública como prioridade. Volto a repetir: segurança pública neste governo é prioridade e vamos exercitá-la todos os dias?, afirmou Pessuti.

O diretor geral da Secretaria da Segurança, coronel Rubens Guimarães, disse que o 20º Batalhão vai melhorar o policiamento na área Sul de Curitiba. ?A polícia trabalhará com mais intensidade na região e o regimento vai atuar em todo o Estado para auxiliar em diversas operações no interior, em apoio à Polícia Militar local, como os policiais da Companhia de Polícia de Choque e a Polícia Florestal já fazem hoje?, explicou.

O novo comandante do 20º Batalhão, tenente-coronel Renato Jorge da Silveira, disse que o bairro Boqueirão passa a ser um ponto estratégico para a polícia. Informou ainda que, com a instalação da unidade, o atendimento realizado pela PM será mais eficiente. ?A população vai se sentir mais protegida com a nova sede e, mais que isso, poderemos dar um atendimento mais rápido?, analisou.

A PM informa também que todo o policiamento motorizado e a pé realizado pelo regimento agora será feito pelo 20º Batalhão. ?O Regimento se focará apenas no trabalho especializado com montaria?, disse o coronel Xavier. O 20º Batalhão também atenderá a demanda de Projeto Povo, Patrulha Escolar Comunitária, Proerd e Módulos Móveis que eram coordenados pelo Regimento. ?A missão da Polícia Militar vai continuar sendo realizada, agora com mais efetividade com o novo batalhão e sempre com respeito ao cidadão?, disse Xavier.

O decreto 6733 que criou o 20º Batalhão foi assinado em julho deste ano, quando foi autorizada a criação. O batalhão fica localizado na Rua Paulo Setúbal, 3.030, em um prédio térreo, onde funcionava um centro de eventos.

Regimento

A partir da inauguração do 20º Batalhão da PM, o Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio passa a atuar em todo o Paraná. Atualmente, há frações da cavalaria em Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Apucarana, Arapongas e Curitiba. Maringá deverá contar em breve com este tipo de policiamento com o uso de cavalos.

Conforme o major Heraldo Régis da Silva, subcomandante do RPMon, a cavalaria irá realizar o policiamento em grandes eventos e fazer o policiamento ostensivo com o uso dos animais em todo o território paranaense.

Comunidade ? Representantes da comunidade que estiveram presentes na solenidade de inauguração do 20º Batalhão elogiaram as ações voltadas à segurança pública.

Para o ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim das Américas, Pedro Forcadel, que deixou a presidência do Conseg, mas ainda está engajado nas atividades do bairro, a instalação de um batalhão é um grande ganho para toda a região que será atendida por esta unidade da Polícia Militar. ?Com certeza a segurança vai aumentar?, afirmou.

Abrangência

Os bairros atendidos pelo 20º Batalhão são: Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer, Uberaba, Guabirotuba, Jardim das Américas, Cajuru, Capão da Imbuia, Taboão, Tarumã, Jardim Botânico, Cristo Rei, Jardim Social, Alto da XV, Hugo Lange, Alto da Glória, Juvevê, Barreirinha, Cachoeira, Cabral, Ahú, São Lourenço, Boa Vista, Bacacheri, Bairro Alto, Tingui, Atuba, Santa Cândida e Abranches.

Voltar ao topo