Polícia Militar desocupa fazenda no Norte do Paraná

A Polícia Militar desocupou pacificamente nesta quinta-feira a fazenda Nomura, em Bandeirantes, na região Norte do Paraná. Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estavam acampados na área desde outubro deste ano. Eles concordaram em deixar a área depois de um acordo entre o MST e representantes da Secretaria da Segurança. A retirada começou às 8h e terminou no final da tarde.

Ao todo, participaram da operação 173 policiais dos 2o, 5o, 15o Batalhões, da Polícia Rodoviária, da Polícia Florestal e do 3o Grupamento de Bombeiros. Vinte e seis viaturas foram usadas na desocupação.

Esta é a segunda vez no ano que a fazenda Nomura é desocupada. Em maio, 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MTRSTP), dissidentes do MST, também foram retirados pacificamente do local. As famílias concordaram em deixar a área depois de uma reunião com a PM, o Incra, um oficial de justiça e o proprietário da fazenda.

Na ocasião, os agricultores pediram para ser incluídos no Programa Nacional de Reforma Agrária. A reivindicação foi atendida pelo Incra, que enviou um funcionário para cadastrar as famílias.

Esta é a 90a desocupação pacífica realizada pelo governo Roberto Requião, que, em média, realizada uma desocupação por semana no Estado. 

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.