Doze pessoas estão detidas na Polícia Federal de Foz do Iguaçu por envolvimento em esquema de contrabando de mercadorias introduzidas em território nacional sem o pagamento de impostos. Na operação, realizada ontem (6) e divulgada nesta segunda-feira (7),  pela assessoria de  Comunicação Social da PF, foram apreendidas 8 motos, 3 caminhões, 4 carros e um barco, além de uma grande quantidade de mercadorias de informática e cigarros.

continua após a publicidade

A polícia descobriu um depósito de mercadorias contrabandeadas  na região de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado. As mercadorias eram levadas de balsas, pelo Lago de Itaipu.  Segundo a assessoria,  no depósito foi encontrado também  duas espingardas e um revolver e bases para aparelhos radio-transmissão, utilizados para comunicação e para ?copiar? freqüência policial.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Jaber Saadi, só em 2005, as  apreensões em Foz do  Iguaçu, cresceram 130% e o comércio ilegal foi reduzido em 60%. As apreensões de mercadorias registradas no primeiro semestre de 2006, num total de US$  27,99 milhões superam em 22% as apreensões realizadas naquele região  durante todo o ano de 2005 (US$ 22,94 milhões). 

No ano passado, 300 ônibus com mercadorias contrabandeadas foram apreendidos  em Foz do Iguaçu. No primeiro semestre de 2006 já  foram apreendidos 1.458 ônibus.

continua após a publicidade