Polícia Civil realiza blitze em praças de Curitiba

Cerca de 40 policiais civis fizeram blitze nas praças do Centro de Curitiba na tarde desta segunda-feira. A operação faz parte do programa Paraná contra o Crime – Polícia na Rua, para diminuir os índices de criminalidade em Curitiba e região metropolitana, e incluiu revista a pessoas e vistorias em bares e estabelecimentos comerciais. Segundo o delegado do Centro de Operações Especiais (Cope), Messias Antônio da Rosa, um dos objetivos é apreender armas e drogas e deter pessoas procuradas pela Justiça.

As blitze foram realizadas nas praças Rui Barbosa, Tiradentes, Santos Andrade, 19 de Dezembro, General Osório e Carlos Gomes. Organizada pelo Cope, a operação contou com a participação do Nurce (Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos), do grupo Tigre, do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), da Delegacia de Frutos e Roubos, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, da Delegacia de Narcóticos e da Delegacia do Adolescente.

A comerciante Lílian Bussi, 49 anos, tem uma banca de revistas na Praça Tiradentes há 30 anos e diz que já viveu muitas situações perigosas na praça. “Já fui abordada por assaltantes que apontaram uma arma escondida para mim e chegaram até a se fingir de vendedores e indicar revistas aos clientes. Agora, tenho visto mais policiais nas ruas e isso tem nos deixado mais tranqüilos por aqui”, conta ela. O cobrador de uma estação tubo da Praça Rui Barbosa, Valdemar Régis de Oliveira, também tem sentido a diferença na segurança. “Tenho visto diariamente policiais militares transitando e acho que estas operações surpresa da Polícia Civil também ajudam a coibir o crime aqui na praça. Aqui, vivemos sempre em alerta”, diz o cobrador.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, as blitze têm dado um bom resultado. “A finalidade principal que tem sido alcançada é a segurança que está sendo transmitida à população, que vê a presença das duas polícias nas ruas. Isso também faz com que os criminosos fiquem preocupados e deixem de transitar nos lugares de aglomeração”, explica.

Voltar ao topo