Polícia apreende mochila com 41 granadas em favela do Rio

A Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE) apreendeu hoje uma mochila com 41 granadas de fabricação caseira, na favela da Grota, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, onde o jornalista Tim Lopes foi assassinado, no dia 2 de junho. Nos explosivos, havia as inscrições das facções criminosas Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, e Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo. Houve troca de tiros com cinco traficantes, mas ninguém ficou ferido ou foi preso.

A operação foi uma tentativa de prender o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, apontado como assassino de Tim Lopes, mas ele não foi encontrado.

Além das granadas, os policiais apreenderam uma camisa com as inscrições CV, PCC e Malucão, que a polícia acredita ser uma referência a Elias Maluco. O traficante é suspeito de atuar em conjunto com a quadrilha paulista. Em maio deste ano, bandidos do Comando Vermelho atacaram com granadas a Secretaria de Direitos Humanos do RJ, na zona sul, utilizando o mesmo estilo de ataque da facção de São Paulo.

Para o inspetor da DRAE, Djalma Ferreira, é possível que as granadas sejam fabricadas no Rio e depois levadas para a capital paulista, mas ele não descarta o inverso. ?Hoje, os traficantes fazem todo tipo de intercâmbio?, disse o inspetor da DRAE.

Voltar ao topo