Polícia apreende cães de guarda que sofriam de maus tratos

Com um mandato de busca e apreensão, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente recolheu hoje, em uma construção em Curitiba, dois cães da empresa Dog Alerta. Os animais – um rotweiller e um pitbull – foram locados há cerca de 50 dias pela Chavalier Incorporadora e Consutoria para fazer a segurança do local. Os cães foram levados pelo Canil Municipal, onde deverão passar por uma avaliação. Os animais estavam muito agitados e com falta de pêlos pelo corpo.

De acordo com o delegado titular da Delegacia do Meio Ambiente, Wilciomar Voltaire Garcia, diversas pessoas denunciaram a situação de maus tratos contra os animais. Entre os principais problemas relatados estavam a falta de comida e tratamento. ?Nesse caso nós podemos ver a olho nu a situação desses cães, que estão com a pele coberta de sarna?, disse. Segundo o delegado, só nos últimos trinta dias, a delegacia recebeu sete denúncias contra a Dog Alerta, feitas por vizinhos ou pessoas que passaram por locais onde os cães estão confinados.

A moradora do prédio que fica ao lado da obra – na rua Pasteur, no bairro Batel, Haila Bitencourt Moraes afirmou que nunca viu ninguém vir tratar os cachorros. ?Muitas vezes eu joguei ração para os cães?, confessou. Halila garante que a empresa apenas trocava os animais quando eles estavam fracos, e que isso era percebido pela diferença dos latidos e uivos, que eram intensos à noite (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).

Voltar ao topo