Polícia apreende 56 bananas de dinamite na Região Metropolitana

A Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM) apreendeu 56 bananas de dinamite que estavam armazenadas no escritório de uma pedreira de extração de calcário, no bairro Tranqueira, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação dos policiais foi resultado de uma denúncia anônima. Ao chegar no local, eles encontraram os explosivos em um banheiro, perto de fiação elétrica, espoletas detonadoras e muito material combustível como pilhas de papel, latas de lubrificante e até um tanque de óleo diesel.

Segundo o delegado da DEAM, Luiz Fernando Artigas Júnior, apenas uma faísca seria suficiente para um grande incêndio. Além disso, a detonação das dinamites causaria um abalo sísmico que poderia rachar vidros e danificar a estrutura de prédios localizados em um raio de 150 metros do local da explosão. “É como se tivéssemos desativado uma bomba-relógio”, disse Artigas.

Os explosivos foram levados pela polícia até um paiol comunitário adequado para abrigar o material. A dinamite deve ficar lá até que a justiça conclua o caso. Além disso, o delegado já ouviu o depoimento do proprietário da pedreira e de um técnico responsável pelo armazenamento dos explosivos. De acordo com Artigas, os dois admitiram a existência do depósito improvisado, mas tentaram justificar a irregularidade, dizendo que as dinamites ficariam lá por pouco tempo.

A polícia vai encaminhar o relatório dos depoimentos e um termo circunstanciado de infração penal contra os donos da pedreira para o Fórum de Almirante Tamandaré, que julgará o caso. O Exército Brasileiro (responsável por conceder o registro de permissão para trabalhar com explosivos) será comunicado oficialmente sobre a irregularidade. O órgão pode enviar uma advertência para a pedreira ou determinar que o registro da empresa seja cassado. Já os donos da pedreira podem ser condenados a cumprir pena de 6 meses a 6 anos de prisão e o pagamento de multa.

A Delegacia de Explosivos, Armas e Munições recebe denúncias através do telefone 223-8100. Não é preciso se identificar para informar a polícia sobre depósito ou uso irregular de explosivos.

Voltar ao topo