Polêmica dos subtetos só será resolvido após votação da reforma

O impasse sobre a supressão ou manutenção dos três subtetos do funcionalismo público estadual no texto da reforma da Previdência só será resolvido após a votação do texto-base da reforma, previsto para o final da tarde de hoje. Depois de reunião no gabinete do líder do Governo Aloizio Mercadante (PT-SP), o peemedebista Renan Calheiros (AL) informou que após a votação em primeiro turno do texto principal, a sessão será suspensa para nova rodada de negociações sobre o polêmico subteto.

Renan mantém a defesa da supressão do artigo durante a votação dos destaques. ?Não é justo que os funcionários dos Executivos fiquem com os menores tetos?, disse. O líder governista, sustenta, no entanto, o acordo com os governadores para a manutenção dos três subtetos na reforma. Ambos já concordam que o problema só será realmente equacionado na PEC paralela.

Para isso, Renan quer um compromisso de mérito e prazo, e defende a convocação do Congresso Ncional em janeiro e fevereiro para garantir a aprovação da PEC paralela. Mercadante disse que ainda precisa conversar com o governo para avaliar melhor a necessidade de fazer os congressitas trabalharem durante os dois meses do rececesso parlamentar mite que há matéria importantes que podem justificar o gasto da convocação.

Voltar ao topo