PM ocupa Pau Brasil para evitar confronto de índios e fazendeiros

Pelo menos 70 soldados da Polícia Militar estão fazendo o policiamento do município de Pau Brasil, no sul da Bahia, desde a manhã de hoje e outros 50 da tropa de choque da PM devem chegar amanhã (20). O objetivo é evitar um conflito armado entre índios pataxós e fazendeiros da região, após o assassinato a tiros, em uma emboscada, ontem (18), do índio Raimundo Rosa Neres, na Fazenda São Francisco.

A área é uma das propriedades ocupadas pelos índios nos últimos meses. Eles lutam há mais de vinte anos pela retomada de 54 mil hectares invadidos irregularmente por fazendeiros em Pau Brasil. Barreiras foram montadas nas principais estradas do município e todos os veículos estão sendo revistados. Dois homens de identidade não revelada pela polícia foram detidos na manhã de hoje por porte ilegal de uma carabina.

Uma comissão de deputados da Assembléia Legislativa do Estado também está na região para iniciar uma operação de desarmamento em Pau Brasil. Desde o início dos conflitos 15 índios foram mortos por jagunços, supostamente contratados pelos fazendeiros.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que acompanha o conflito, há anos vem cobrando uma solução do Supremo Tribunal Federal (STF) para o caso. Os pataxós entraram com uma ação que pede a anulação da posse de terras doadas aos fazendeiros pelo governo estadual há vinte anos, mas até o momento a Justiça não se pronunciou, dando margem aos conflitos.

Voltar ao topo