PM condenado por chacina em Vigário Geral terá novo julgamento

Três anos depois de ter sido condenado a 72 anos de prisão em regime fechado, por envolvimento na Chacina de Vigário Geral, o ex-PM Alexandre Bicego Farinha será levado novamento a júri popular. O novo julgamento será realizado amanhã, no II Tribunal de Júri. No primeiro processo sobre o caso (Vigário Geral 1) 33 PMs foram denunciados, mas apenas sete foram efetivamente condenados, dois estão foragidos, cinco morreram, um foi pronunciado e 18 absolvidos.

Dois anos depois dos crimes, no ?Vigário Geral II?, o Ministério Público denunciou outros 19 policiais militares, com base em gravações de conversas dos policiais envolvidos no primeiro julgamento. Nove policiais foram impronunciados (retirados da acusação) e um morreu. Outros nove foram levados a júri popular em julho deste ano e acabaram absolvidos, a pedido do próprio Ministério Público.

A chacina de Vigário Geral, cercada de polêmicas e contradições entre os envolvidos, ocorreu na madrugada do dia 30 de agosto de 1993, no Parque Proletário de Vigário Geral, quando 21 pessoas foram chacinadas pela polícia, supostamente em represália a morte de companheiros de polícia. O Ministério Público chegou a denunciar 52 pessoas pelos crimes, mas apenas sete foram condenadas. Além de Bicego, apenas outros dois ex-PMs estão cumprindo pena.

Voltar ao topo