Plebiscito pode decidir sobre criação do estado de Carajás

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2265/06, do deputado Zé Lima (PP-PA), que convoca plesbiscito sobre a criação do estado de Carajás. Os eleitores decidirão sobre a conveniência de certos municípios serem desmembrados do Pará para constituir o novo estado.

De acordo com a proposta, participarão do plebiscito os eleitores de Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Xinguara, Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Abel Figueiredo, Ulianópolis e Jacundá.

Tramitação

A proposta foi apensada ao Projeto de Decreto Legislativo 1217/04, do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF), que prevê a realização de plebiscitos para a criação de diversos estados, entre eles o de Carajás.

Os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovados, seguirão para o plenário.

Voltar ao topo