Plataforma P-52 da Petrobras terá 60% da iniciativa nacional

O presidente do BNDES, Guido Mantega, e o diretor financeiro da Petrobrás, José Sérgio Gabrielle, assinaram nesta sexta-feira o contrato de financiamento de US$ 378 milhões para a construção da plataforma semi-submersível para a produção de petróleo e gás natural P-52. Otimista, Guido afirmou que a parceria entre a empresa e o banco terá importantes repercussões para o país. "Nós sabemos que a indústria de petróleo e gás é fundamental hoje para o desenvolvimento brasileiro. Significa uma parcela importante dos investimentos que estão sendo feitos?, afirmou.

Mantega destacou que com o contrato está sendo cumprida uma promessa de campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, de levar o Brasil ao crescimento sustentável e de aumentar o índice de nacionalização das plataformas. "Para que haja crescimento sustentável é preciso que haja investimentos em vários setores e fundamentalmente na área de infra-estrutura. Então essa plataforma tem essa virtude de ser um investimento importante em infra-estrutura e tem outras qualidades que eu queria destacar: será realizada com um índice de nacionalização de 60%", ressaltou.

O presidente do BNDES informou que, apesar das necessidades de investimentos no país, o contrato não poderia ser feito com pressa. "A Petrobrás tem uma função importante, tem as suas atividades, tem "tempos" que devem ser respeitados, porém, dentro do possível, sem prejuízo da Petrobrás, o nível de nacionalização está sendo aumentado", disse.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.