Planos de Desenvolvimento Regional Estratégico serão conhecidos em maio

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, anunciou nesta segunda-feira (20) em Curitiba, no encerramento do primeiro ciclo dos Encontros Regionais de Desenvolvimento, que no mês de maio serão divulgadas pelo Governo do Estado as versões definitivas dos dez Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico do Paraná (PRDEs). ?Vamos apresentar, num segundo ciclo de palestras, propostas fortemente voltadas para a realidade específica de cada eixo de desenvolvimento do Estado, mas sem perder a visão do desenvolvimento global do Paraná?, disse.

Cerca de 450 pessoas, representando os 36 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Sudeste do Paraná, além de vários órgãos da administração estadual, participaram do encontro realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, que representou o governador Roberto Requião, traçou um panorama das mudanças ocorridas no Estado após ?a devastadora geada de 1975? e realçou a preocupação do governo quanto ao planejamento , afirmando que o Paraná precisa ser pensado de forma estratégica para que ?todos nós possamos viver melhor amanhã do que vivemos hoje?

O primeiro ciclo, que contou com reuniões em Londrina, Maringá, Toledo, Guarapuava e Ponta Grossa, teve a finalidade de mostrar às lideranças políticas, econômicas, acadêmicas e dos diversos segmentos sociais o cenário atual do Paraná do pontos de vista econômico, social, ambiental e territorial, bem como a de colher críticas, sugestões e propostas para a formulação dos documentos definitivos. As propostas e sugestões podem ser apresentadas, segundo o secretário Forte Netto, até o dia 15 de abril.

No encontro desta segunda-feira, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) fez uma apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) para a região. Os PRDEs vão definir as diretrizes de desenvolvimento para as regiões segundo as suas vocações e interesses supra municipais. Terão planos específicos as seguintes regiões paranaenses: Grande Curitiba, eixo Londrina-Maringá, Ponta Grossa, eixo Foz do Iguaçu-Cascavel-Toledo, Litoral, Vale do Ribeira, Centro do Estado, Noroeste, Norte Pioneiro e Corredor do Rio Iguaçu.

Voltar ao topo