Plano nacional contra pedofilia na internet quer agilizar denúncias

A subcomissão de Enfrentamento à Pedofilia e Pornografia Infantil, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, discute, em Brasília, a elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Pedofilia na Internet. O grupo vai definir metas e cronogramas de curto, médio e longo prazos para a questão.

?O governo quer ser protagonista nessa ação de enfrentamento, que hoje é feito somente pela sociedade civil. A criação de políticas específicas entre estado e sociedade vai minimizar o problema?, afirmou o coordenador da subcomissão, Alexandre Reis. Uma das ações propostas é melhorar o sistema de notificação de denúncias, para ajudar a fazer levantamentos estatísticos da exploração sexual de menores e combater os abusos.

A subcomissão é formada por representantes de órgãos do governo, entidades da sociedade civil e organismo internacionais. Segundo Alexandre, as ações do plano já estão em curso, o que falta são articulações entre as organizações que combatem o abuso e exploração contra os menores. ?Um dos objetivos é criar metas para que as organizações reúnam um marco geral de intervenção. Estamos propondo medidas para acabar com essas lacunas?, explicou.

O plano, que ainda não tem data para entrar em vigor, tem ações de curto prazo. Entretanto, implicações estruturais, como a miséria, são um dos entraves para que o problema não possa ser resolvido tão cedo. ?Temos que ser realistas. Os problemas são muito grandes para alterá-los da noite para o dia?, afirmou Reis.

Voltar ao topo