As experiências da cidade em meio ambiente, transporte e urbanismo tornam Curitiba referência em várias partes do mundo. De janeiro do ano passado até agora cerca de 200 missões estrangeiras – mais de 2.100 pessoas – visitaram a cidade com o objetivo específico de conhecer projetos e programas municipais. Este número não inclui participantes das conferências da ONU que acontecem na cidade.

Para o prefeito Beto Richa, o número de delegações é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura em todas as áreas. "Além disso, estamos trabalhando para ampliar nossas relações internacionais, trocando experiências e buscando atrair novos investimentos para a cidade, principalmente de empresas de alta tecnologia e não-poluentes", diz.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é o campeão de visitas estrangeiras. Em pouco mais de 13 meses da gestão do prefeito Beto Richa, 93 delegações internacionais, compostas por 1.077 pessoas, passaram pelo Ippuc para conhecer como a cidade é planejada. Americanos, canadenses, suecos, chineses, japoneses e latino-americanos são algumas nacionalidades de técnicos que desembarcaram em Curitiba em busca das experiências urbanísticas. Os coreanos são os visitantes mais assíduos do Ippuc.

Outros órgãos bastante visitados são a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbs, Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba S.A., responsável pelos projetos de desenvolvimento econômico do município, e Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab).