Pires convoca reunião para traçar plano para crise aérea

O ministro da Defesa, Waldir Pires, convocou para 15 horas desta quarta-feira (27), em seu gabinete, uma reunião com os representantes de todos os setores envolvidos na crise aérea. Juntos, eles vão traçar um plano de ação para evitar que o caos registrado nos principais aeroportos do País às vésperas do Natal volte a se repetir no réveillon. Ontem, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciaram uma auditoria nas empresas aéreas para investigar se houve prática de overbooking (venda de passagens em número superior à lotação dos aviões) na semana passada.

?A experiência do fim de semana foi muito triste, foi algo gravíssimo. Vamos mobilizar todos os esforços para impedir que se repita?, disse o ministro. Pires acrescentou que ?a expectativa é de que não seja necessário que os aviões da Força Aérea Brasileira sejam mobilizados novamente para atender passageiros com dificuldades para embarcar?. E completou: ?É inconcebível que tenha ocorrido isso e espero que não se repita.

No encontro, o ministro pretende examinar com a Anac, a Aeronáutica, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), as companhias e representantes do setor de turismo o que provocou a crise e antecipar medidas para impedir um novo colapso. Um representante da Casa Civil também participará da reunião. ?Vamos examinar tudo para tomarmos as medidas e impedir surpresas. É uma política de prevenção?, disse Pires.

Voltar ao topo