Pinochet supera estado de saúde crítico

Em uma surpreendente recuperação depois de ter sido operado devido a um enfarte do miocárdio, Augusto Pinochet ultrapassou a fase crítica em que se encontrava, segundo um boletim médico. "Neste momento podemos dizer que a etapa crítica foi superada", disse o médico Juan Ignacio Vergara, porta-voz do Hospital Militar, para onde o ex-ditador foi levado de urgência no domingo.

Pinochet foi submetido a uma angioplastia para desobstruir o miocárdio depois da internação. O ex-ditador, que acabou de completar 91 anos, recebeu a extrema-unção antes de ser internado pouco depois das 2h locais com um diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e edema agudo no pulmão. "O general encontra-se em boas condições, está bem, consciente e fala", disse hoje o porta-voz.

O médico negou as suspeitas de que a doença de Pinochet tenha sido uma farsa para que ele pudesse se esquivar de processos judiciais que enfrenta por violações dos direitos humanos e crimes econômicos. Segundo Vergara, Pinochet superou o enfarte porque recebeu "atenção médica eficiente e oportuna".

Voltar ao topo