Pilarzinho ganha duas ruas asfaltadas nesta semana

As ruas Sofia Matitz e Sargento José de Castro, no bairro do Pilarzinho, terão, até o fim desta semana, nova capa asfáltica e sinalização. Com estas obras, a Prefeitura soma mais 300 metros nos 67 quilômetros programados para este ano de pavimentação e revitalização de ruas no sistema de parceria com a comunidade.

Segundo o superintendente do Distrito de Manutenção Urbano, Élbio Gonçalves Maich, antes da colocação do asfalto foram feitos os trabalhos de assentamento de tubos, colocação de caixas de captação das águas pluviais, terraplanagem e implantação de meio-fio. A meta da prefeitura é quadruplicar o número de ruas atendidas pelo sistema de parcerias.

No ano passado, 14,2 quilômetros de ruas de saibro foram pavimentadas no sistema em que os moradores fornecem parte do material – tubos para as obras de drenagem, brita e meio fio – e a Prefeitura oferece a parte técnica, a mão-de-obra e a capa asfáltica, material que é produzido na Usina de Asfalto do município. Os moradores que aderem às parcerias, comprando o material, ficam isentos de pagar a contribuição de melhorias, cobrada no IPTU do ano seguinte.

Na Rua Sofia Matitz, a obra soluciona um antigo problema da região. Por ser uma área de grande declive, a rua constantemente perdia a cobertura de saibro, que era arrastada pela chuva. Com isto, carros e pedestres tinham dificuldades em subir a ladeira com a terra molhada e pedras expostas.

Voltar ao topo