PG recebe programa que já inspecionou mais de 7500 veículos

A cidade de Ponta Grossa/PR estará recebendo na segunda-feira, dia 26, o Programa de Segurança Viária da MAPFRE VERA CRUZ Seguros e Previdência, no qual uma Unidade Móvel de Check-up atenderá gratuitamente os proprietários de veículos do município. Disponível a toda a sociedade e sem custo algum aos motoristas, a ação será realizada por uma van que inspecionará, em apenas 20 minutos, 42 itens das partes elétrica e mecânica dos carros e tem como objetivo a redução de acidentes através da manutenção dos automóveis, já que um dos fatores principais dessas ocorrências é a má conservação da frota circulante.

Realizado por especialistas da seguradora, o projeto é financiado pelo Instituto MAPFRE de Segurança Viária, entidade que há 10 anos promove na Espanha, sede da Corporação MAPFRE, ações direcionadas aos motoristas para orientá-los sobre os perigos relacionados ao trânsito, inclusive distribuindo extenso material didático às escolas primárias. Após a revisão, o condutor recebe um relatório informando que partes de seu veículo apresentam riscos à sua segurança. Em posse destes dados, e caso ache necessário, ele pode executar a manutenção em uma oficina de sua confiança.

No Brasil o Programa vem sendo realizado há quase dois anos e os resultados das inspeções mostram um quadro preocupante em relação às avarias encontradas. Em algumas cidades onde os check-ups foram realizados, os índices de reprovações revelam dados impressionantes. Em Cascavel, uma das últimas cidades visitadas pelo programa, o número de automóveis fora dos padrões de segurança atingiu 75%, sendo que as principais irregularidades foram encontradas em pontos de grande importância para a segurança do condutor, como os freios (56,7%) e a suspensão (47,1%).

As inspeções ainda constataram que 38,6% dos carros não foram aprovados no sistema elétrico, 28,9% no sistema de direção e 15,8% nos extintores. As rodas apresentaram problemas em 25,7% dos automóveis, o motor/transmissão em 21,3% e a carroceria em 15,2%.

A MAPFRE VERA CRUZ já realizou check-ups em mais de 22 municípios em todo o Brasil. Em Brasília, o índice de veículos fora dos padrões de segurança atingiu 90%. Na cidade de Goiânia/GO, 93% dos automóveis analisados foram reprovados em mais de um item e em Toledo/PR, dos 260 carros verificados, 59% apresentaram problemas, ou seja, o índice de aprovação foi de apenas 41%.

De acordo com o gerente da Sucursal Ponta Grossa da MAPFRE VERA CRUZ, Elton Tupich, o “Programa de Segurança Viária representa um grande avanço no campo social, no qual a comunidade recebe os benefícios.” Segundo ele, “com o check-up os possíveis problemas podem ser identificados, o que auxilia na queda constante do número de acidentes,” conclui.

A má conservação dos automóveis é um dos fatores que contribui para o número elevado de acidentes no Brasil. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2001, houve 20.039 mortes e 374.557 vítimas não fatais nas vias brasileiras. Em números totais, o número de mortes por cada 10.000 veículos é de 6,3, sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná os campeões de acidentes, com 4.423 mortos e 148.443 feridos, 3.887 mortos e 49.537 feridos e 1.458 mortos e 37.351 feridos respectivamente. Os dados significam que nas ruas e estradas do País há uma vítima fatal a cada 25 minutos.

As localidades onde as unidades móveis têm prestado o serviço contam com o apoio da Polícia Militar do Estado, Prefeitura Municipal das cidades envolvidas, secretarias municipais e estaduais de transportes e Sindicato dos Corretores.

A sede campestre do clube Ponta Lagoa localiza-se à rua Presidente Kennedy, s/n – Trevo Vendrami. O atendimento estará disponível a toda comunidade de 27 de janeiro a 14 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 19h, no estacionamento do Hipermercado Mufatto, situado à rua Jacob Holzamn, 333, Vila Olaria – Centro – Ponta Grossa.

Voltar ao topo