PF apreende 12.750 quilos de maconha no Mato Grosso do Sul

Quase 13 toneladas de maconha prensada, produzida no Paraguai, foram apreendidas pela Polícia Federal na cidade de Tacuru, em Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai. A apreensão aconteceu no início da noite de ontem, mas a pesagem dos 12.750 kg terminou hoje pela manhã, na Delegacia Regional da PF de Dourados.

A carga de entorpecente estava sob um carregamento de madeira, na carreta Scania vermelha, modelo 142 HW, placas AGT 9260, de Guaíra (PR), atrelada a um reboque Randon, placas AAZ 7761, de Paranhos (MS). A maconha estava sendo levada para o município de Umuarama (PR), pelo motorista Vander Célio da Silva  de 29 anos, residente em Iporã (PR). A apreensão aconteceu na rodovia MS-386, perto de Tacuru. O motorista disse que desconhecia a presença da droga entre a carga de madeira.

É época de colheita de maconha no Paraguai, onde centenas de pequenas lavouras estão sendo colhidas por bóias-frias. Na Fronteira Brasil-Paraguai acontece a Operação Aliança, que reúne policiais dos dois países. O trabalho será encerrado amanhã. Em dez dias foram destruídos 200 hectares de maconha em fase de colheita, além de mais de seis toneladas já colhidas.

Segundo o secretário nacional Antidrogas do Paraguai, Hugo Castor Ibarra, as plantações são de brasileiros narcotraficantes. O superintendente da Polícia Federal no MS, Wantuir Brasiol Jacine, disse acreditar na denúncia e está investigando o assunto.

Voltar ao topo