A Petrobras fechou o mês de fevereiro com uma produção média de 1 milhão 758 mil barris de petróleo por dia, voltando a bater novo recorde mensal de produção, ao ultrapassar em 3 mil barris o recorde mensal anterior ? de 1 milhão 755 mil barris por dia, registrado em junho de 2005. Segundo nota divulgada pela estatal brasileira, o novo recorde é 4,4% superior à média diária de 1,684 milhão de barris, obtida durante o ano passado. E foi 15% superior à média de fevereiro do ano passado.
Ainda de acordo com informações da Petrobras, o recorde foi causado pela "elevada eficiência operacional" das plataformas localizadas no litoral dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santos. O aumento da produção reflete, também, o crescimento da produção da plataforma P-43, localizada no Campo de Barracuda, na bacia de Campos, Norte Fluminense.
De acordo com a Petrobras, projetada para produzir 150 mil barris de petróleo/dia, a unidade ? depois de melhorias operacionais introduzidas após a sua instalação ? atingiu, em fevereiro último a produção média diária de 178 mil barris de óleo ? volume superior a 10% da produção total do país.
Maior província petrolífera do país, a Bacia de Campos extraiu no mês passado 1,47 milhão de barris de média diária ? quase 85% de toda a produção nacional. Os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, segunda região produtora do país, extraíram 86,7 mil barris por dia de média.


