Petrobras vai montar fábrica de lubrificantes em Cuba

A Petrobras vai investir US$ 20 milhões em unidade de produção de lubrificantes em Cuba. O acordo para a realização da obra será assinado no próximo dia 26 com a companhia estatal cubana, Cuba Petróleo, também conhecida como Cupet.

A idéia, que já vinha sendo anunciada há alguns meses, foi confirmada hoje, em Salvador, pelo diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró. Segundo a estatal, a unidade será de pequeno porte, apenas para atender à ilha de Fidel Castro, mas não se descarta a possibilidade de exportação do produto para países do Caribe. Os produtos cubanos não podem ser exportados para os Estados Unidos devido ao embargo norte-americano.

A previsão é de que a produção tenha início em dois anos. Cerveró disse que a unidade faz parte da estratégia da Petrobras de estender suas atividades para toda a América Latina. No início do ano passado, a estatal havia tentado negociar com governo cubano uma parceria para exploração de petróleo no Golfo do México, mas o projeto não foi adiante.

Voltar ao topo