Petrobras terá posto de abastecimento para ônibus movido a hidrogênio

O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) começa a construir, nos próximos meses, um posto de abastecimento de combustíveis alternativos. O centro produzirá hidrogênio a partir de gás natural ou de água, por eletrólise, para abastecer o protótipo do ônibus híbrido brasileiro.

O veículo está sendo desenvolvido pela Coordenação de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) em parceria com a indústria nacional. O projeto tem apoio financeiro da Petrobrás e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no total de R$ 3 milhões.

O coordenador técnico da Gerência de Gás e Energia do Cenpes, responsável pela concepção do posto, Newton Reis de Moura, disse hoje que o projeto está em fase de planejamento e aprovação do design. Para ele, a iniciativa coloca a Petrobras no mesmo nível das demais empresas de energia, como a Shell.

O posto deve funcionar ainda neste ano ou, no máximo, até o início de 2006, bem antes da conclusão do protótipo do ônibus movido a hidrogênio. A Coppe prevê que o ônibus esteja trafegando na Ilha do Fundão no segundo semestre de 2006.

Voltar ao topo