Petrobras: reservas cresceram mais de 13% em 2002

As reservas de petróleo da Petrobras no Brasil atingiram no final do ano passado 11,01 bilhões de barris de óleo, registrando um crescimento de 13,9% em relação a 2001. Segundo a estatal, a produção nacional média de petróleo e de gás natural cresceu 12% em 2002, rendendo uma média diária ao longo do ano da ordem de 1,5 milhão de barris por dia.

No último trimestre do ano, esta média chegou a 1 milhão 691 mil barris/dia ? resultado que chega a ser 0,7% superior à média estabelecida de 1,49 milhão de barris de petróleo por dia.

Segundo a Petrobras, este aumento da produção se deveu, principalmente, à interligação de novos poços às plataformas dos campos de Marlim, Albacora e Espadarte, e também à produção do Módulo 1 do Campo de Marlim Sul, através da unidade P-40, e à entrada em produção da unidade Seillean no Campo de Jubarte, no litoral do Estado do Espírito Santo.

Teria contribuído para o resultado ainda o crescimento da produção do Campo de Roncador, com a entrada de mais uma unidade de produção (FPSO Brasil) que deverá atingir a produção de 90 mil barris por dia no segundo trimestre deste ano.

Voltar ao topo