Petrobras mantém produção crescente até dezembro de 2005

O gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Francisco Nepomuceno, afirmou que a Petrobras vai continuar aumentando a sua extração de petróleo até o final de 2005, quando a empresa deverá, em seu pico de produção, chegar à marca de 1,85 milhão de barris por dia.

Com isso, a estatal anteciparia a meta de atingir a auto-suficiência em extração de petróleo, prevista no plano estratégico da companhia para acontecer em 2006, quando a produção chegaria a 2,2 milhões de barris diários.

Nepomuceno informou que a produção da companhia vai subir com a entrada em operação, em dezembro, da plataforma P-43 no campo Barracuda-Caratinga, onde todos os poços já estão perfurados. Segundo ele, o cronograma é “apertado”.

“Mas devemos sair com a plataforma de Niterói, em setembro. Se isto acontecer, a colocaremos em produção em dezembro. Outra unidade (a P-48) também estará deixando Niterói ainda este ano, em dezembro. Mesmo com o cronograma apertado, podemos garantir que a produção da Petrobras vai em um crescente até dezembro de 2005, quando atingirá 1,85 milhão de barris por dia, quando as novas unidades passarem a operar a plena carga”, informou.

De acordo com Nepomuceno, “temos uma infra-estrutura capaz de elevar a produção de petróleo do país até 1,85 milhão de barris de petróleo por dia até o final do próximo ano”.

Ele disse que a produção média para este ano deverá ser de 1,56 milhão de barris por dia, com a estatal atingindo no final do ano o pico de produção de 1,64 milhão de barris de petróleo por dia.

Francisco Nepomuceno fez as declarações durante a realização da sexta rodada de licitação de áreas de exploração de petróleo, que ocorre no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo