Houston (EUA) – A Petrobras vai investir US$ 2,7 bilhões, de um total de US$ 12,1 bilhões para a expansão internacional até 2011, na consolidação das suas atividades no Golfo do México e no mercado norte-americano. A meta é aumentar a produção diária nos Estados Unidos, dos atuais 6 mil barris de petróleo por dia, para 100 mil barris por dia.

continua após a publicidade

As informações foram dadas pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante palestra em que detalhou, no Petroleun Club de Houston, no estado norte-americano do Texas, os planos de investimento da companhia para o período 2007-2011.

Com um portfólio de 80 blocos exploratórios em águas rasas e outros 197 em águas profundas, a estatal brasileira começou a perfurar nos campos da região de Corpus Chisti, no extremo Oeste do Golfo do México, a uma profundidade de 6 mil metros. Outras empresas já procuraram petróleo na região, mas abandonaram a atividade, diante das dificuldades encontradas.

?A região do Golfo do México concentra nesta quarta-feira (20) o maior volume de investimentos da Petrobras fora do país e a empresa é atualmente a que tem o maior volume de atividade na região: participa de três das maiores descobertas já feitas na área, além de integrar um campo que já está em produção?, informou Renato Bertani, presidente da Petrobras Bolívia.

continua após a publicidade

E Gabrielli, por sua vez, garantiu que o mercado brasileiro continua sendo prioritário no direcionamento dos investimentos da companhia, ?mas como nós já somos auto-suficientes no mercado brasileiro e como vamos continuar produzindo e aumentando muito a nossa produção, a expansão internacional é fundamental para o crescimento da empresa?.

A Petrobras possui atualmente seis campos em produção no Golfo do México, com reservas provadas de 39 milhões de barris de petróleo, e está avaliando três novas descobertas, para iniciar o desenvolvimento da produção.

continua após a publicidade