Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5), por meio de nota oficial, o início da produção do primeiro poço do campo de Cottonwood, operado  pela subsidiária  Petrobras America,  sediada em Houston, Estados Unidos. O novo poço tem vazão inicial de 1,1 milhão de metros cúbicos por dia de gás e de 4 mil barris por dia de petróleo leve (condensado).

De acordo com a Petrobras, o segundo poço do campo entrará em operação ainda no mês de fevereiro, aumentando a produção para 2 milhões de metros cúbicos por dia de gás. Os dois poços em conjunto terão capacidade para produzir 20 mil barris por dia de óleo equivalente.

Com essa produção, Cottonwood será o maior campo em produção da Unidade de  Negócios Estados Unidos, o que elevará a produção da Petrobras em águas americanas  dos atuais 5.500 barris de óleo equivalente por dia para mais de 25 mil barris de petróleo e gás por dia, até o final de fevereiro.

O campo Cottonwood está localizado no setor norte-americano do Golfo do México, em águas de 670 metros de profundidade. É o primeiro campo da companhia com equipamentos e sistemas submarinos capazes de operar com alta pressão.