Petrobras inicia exportação de álcool anidro combustível para a Nigéria

A Petrobras concluiu com sucesso as negociações de um contrato de fornecimento de etanol com a NNPC – Nigerian National Petroleum Corporation, companhia estatal nigeriana de petróleo, que prevê a exportação para aquele país da primeira carga de álcool anidro combustível.

As negociações foram conduzidas no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre a Petrobras e a NNPC em agosto de 2005, visando à implementação do programa de adição do álcool à gasolina comercializada na Nigéria.

proposta da Petrobras foi aprovada pela Presidência da República da Nigéria, e inclui a venda do produto com o apoio técnico da Petrobras para a mistura e manuseio do etanol, bem como o treinamento de funcionários da NNPC para a implantação do programa de adição de 10% de etanol na gasolina nigeriana.

A primeira carga é de 20 milhões de litros, e será embarcada no Terminal da Ilha D´Água, no Rio de Janeiro, e descarregada em Lagos nas próximas semanas. Outros fornecimentos ocorrerão de acordo com o programa de implementação do programa de etanol em toda a gasolina nigeriana.

Neste momento, não estão previstos investimentos da Petrobras na construção de usinas de produção de etanol na Nigéria, ou mesmo de instalações para armazenamento, manuseio e mistura do etanol à gasolina naquele país.

A Petrobras reafirma o importante papel do Brasil no mercado mundial de combustíveis alternativos, bem como o seu papel de indutora da indústria brasileira, exportando produtos e serviços para novos mercados, incluindo-se agora a Nigéria, com sua destacada presença no continente africano.

Voltar ao topo