Petrobras estuda parceria com empresa russa de gás

Rio ? A Petrobras e a companhia russa Gazprom, a maior empresa do mercado mundial de gás, analisam a possibilidades de cooperação e oportunidades mútuas de negócios. Executivos das duas empresas se reuniram hoje (9) e ontem, em encontro do qual participaram o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, o cônsul geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, Alexey Labetskiy e executivos das áreas internacional da Gazprom.

Em nota, a Petrobras afirma que, dentre as áreas de interesses comuns, estão a projeção, construção e operação de sistemas de controle integrado de gasodutos de longa distância e a estocagem subterrânea de gás natural. Segundo o texto, essa primeira reunião foi "exploratória" e não houve apresentação de projetos concretos.

A partir do encontro, as duas empresas vão redigir um documento contendo os pontos de interesse comum. Uma nova rodada de negociações ficou acertada para os meses de abril e maio, quando técnicos da Petrobras deverão ir à Rússia para aprofundar a negociação de uma possível parceria. De acordo com a estatal brasileira, a Gazprom tem uma experiência de 35 anos na construção e no controle de grandes gasodutos, como o que une a Sibéria à Europa.

Voltar ao topo