Petrobras descobre campo com reservas de 150 milhões de barris

A Petrobras anunciou hoje (30) a descoberta de um novo campo de petróleo na Bacia de Campos, litoral Norte do Estado do Rio. As reservas estão estimadas em 150 milhões de barris e estão localizadas perto do campo de Marlim Leste, que tem reservas de 270 milhões de barris. Com a nova jazida, o campo terá capacidade para produzir 140 mil barris de petróleo por dia.

O óleo descoberto é do tipo pesado, como ocorre na maioria das jazidas da região. Isto significa que ele é mais difícil de extrair e tem menor valor de mercado por produzir derivados menos nobres. De acordo com a medida internacional de qualidade do petróleo, a nova jazida tem óleo com 20º API (sigla para American Petroleum Institute). O óleo brent, por exemplo, considerado padrão mundial de preços, tem cerca de 35º API.

Segundo a estatal, o campo de Marlim Leste deve começar a operar em 2006. A nova reserva está localizada a 95 quilômetros da costa, a uma lâmina d?água (distância entre a superfície e o fundo do mar) de 980 metros, e deve ser desenvolvida em conjunto com as reservas já existentes no campo, descobertas em 1997. A nova descoberta é fruto de uma estratégia adotada pela estatal de reanalisar as áreas onde já tem jazidas, com novas tecnologias, a fim de incrementar as reservas.

É a terceira descoberta divulgada pela estatal nos últimos meses. No final do ano passado, a empresa anunciou os campos de Jubarte e Cachalote, também em Campos, mas próximos ao litoral do Espírito Santo.

Voltar ao topo