Petrobras comprova descoberta de petróleo na bacia de SC

A descoberta de uma jazida de petróleo de altíssima qualidade na Bacia de Santa Catarina foi comprovada recentemente pela Petrobras, que opera a área em questão, localizada ao sul dos campos Coral e Estrela. Na verdade, a descoberta da jazida foi feita no ano passado, mas somente testes realizados agora comprovaram que o óleo é de altíssima qualidade, podendo ser acima de 41.º API (American Petroleum Institute, medida que dá os parâmetros de qualidade).

Segundo fonte do setor, o bloco é divido em três zonas, cada uma com vinte metros de espessura. A primeira zona foi testada, sendo comprovada a alta qualidade do óleo; os testes nas duas zonas restantes ficarão prontos dentro de duas a três semanas. Ainda segundo fonte do setor, a zona já testada pode produzir tranqüilamente seis mil barris diários. No conjunto, a área total poderia ter capacidade em torno de 10 mil barris diários. A fonte admitiu que os campos na Bacia de Santa Catarina são pequenos, mas a compensação seria o óleo de altíssima qualidade.

A Petrobras opera o bloco junto com três outras empresas Queiroz Galvão, Starfish e Coplex. Procurada para falar sobre o assunto, a Petrobras informa que só se pronunciará após conversar com seus sócios naquela área sobre o assunto.

Voltar ao topo