Petrobras anuncia reajuste de 12,8% na gasolina na refinaria

O preço da gasolina ficará mais caro a partir da zero hora de domingo, dia 29. O reajuste, anunciado hoje pela Petrobras, será de 12,8% na refinaria e deve chegar a 9,5% para o consumidor. A alta dos preços, segundo a estatal, é decorrente das variações dos preços do petróleo no mercado internacional, que têm se mostrado bastante pressionados nas últimas semanas devido à tensão provocada pela greve geral na Venezuela, que já dura quatro semanas.

Esse aumento é o último do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e já considera as cobranças de impostos como Cide e PIS/Cofins. Em 2002, o preço da gasolina foi elevado outras cinco vezes.
A última revisão dos preços foi feita no dia 29 de novembro, quando a Petrobras anunciou uma queda de 1,6% -começou a vigorar no dia 1 de dezembro. O último aumento foi anunciado em 1.º de novembro e foi de 12,09%.

A alta divulgada hoje pela Petrobras também atingiu o preço do gás de cozinha (botijão de 13 Kg), que terá aumento de 7,7% na refinaria. Para o consumidor, a expectativa é de alta de 4,9%. O GLP industrial será elevado em 6,7%.

O aumento também afeta o valor do óleo diesel, que subirá 11,3% na refinaria, chegando a 9,5% para o consumidor; da querosene de aviação (14,8%); da Nafta (19,4%) e o óleo combustível (+14,4%). No caso da querosene e da Nafta, os reajustes ocorrem sempre nos dias 1º de cada mês, conforme contrato acertado entre as empresas e a Petrobras.

Voltar ao topo