Petista pede depoimento de Serra e FHC na CPMI do Banestado

O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) protocolou hoje na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Banestado requerimento para que sejam convidados a depor na comissão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador e atual candidato à Prefeitura de São Paulo José Serra.

?Em função dos registros de movimentação ilegal de recursos financeiros que caracterizam evasão de divisas, considero importante que os srs. Fernando Henrique Cardoso e José Serra informem detalhadamente a origem dos recursos utilizados em suas campanhas e esclareçam os seus relacionamentos com o sr. Ricardo Sérgio?, afirma o parlamentar no requerimento.

O ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio foi tesoureiro de campanhas do PSDB ao longo dos anos 90, incluindo a campanha de FHC à Presidência em 1994 e a de Serra a prefeito de São Paulo em 1996. O nome de Ricardo Sérgio é um dos que, segundo reportagens publicadas esta semana por revistas de circulação nacional, aparecem na base de dados coletados pela CPMI em suas investigações.

A CPMI do Banestado investiga remessas irregulares de pelo menos US$ 30 bilhões para o exterior por meio de operações envolvendo agências do antigo banco público do estado do Paraná em Foz do Iguaçu (PR) e Nova York (EUA), utilizando as chamadas contas CC-5. Essas contas seriam destinadas a atender brasileiros no exterior e empresas com sedes em outros países, mas foram utilizadas para sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

O requerimento de Valverde deve ser votado em sessão da CPMI prevista para as 13h desta quarta-feira.

Voltar ao topo