Pesquisas indicam indefinição sobre 2º turno e segundo lugar

As últimas pesquisas Ibope e Vox Populi mostram um cenário indefinido em relação ao segundo turno e ao segundo colocado na sucessão presidencial. O levantamento do Ibope mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto, dois pontos a mais do que na pesquisa anterior, quando tinha 39%.

A margem de erro da pesquisa, feita entre os dias 21 e 24, é de 1,8 ponto percentual. José Serra (PSDB) oscilou de 19% para 18%. Ele está em empate técnico com Anthony Garotinho (PSB), que passou de 14% para 15%. Garotinho vem experimentando uma ascensão lenta desde o fim de agosto, quando tinha 11%. Em cada novo levantamento do Ibope, ele teve um ponto de acréscimo.

Ciro Gomes (PPS) teve dois pontos perdidos e chegou a 12%, ficando em empate técnico com Garotinho.

Com esse quadro, Lula tem 48% dos votos válidos, ficando a dois pontos de levar as eleições no primeiro turno. No entanto, o desempenho repete a pesquisa Ibope de uma semana antes e o Datafolha que foi divulgado no final de semana.

Não é possível detectar uma ascensão contínua de Lula na última semana, portanto. A 11 dias das eleições, ainda é uma incógnita a possibilidade ou não de um segundo turno.

O segundo lugar também ficou indefinido. Serra, que estava isolado em segundo, vê, agora, a posição ameaçada por Garotinho. O tucano vem oscilando próximo à margem de erro desde meados de agosto, mantendo-se em 19% ou 18% em setembro. Garotinho, embora oscile dentro da margem de erro, ganhou pontos reais de agosto para cá.

Rejeição

Dentro desse cenário, ainda há o crescimento de três pontos na rejeição a Serra, que chegou a 29%, a maior entre os candidatos, a se comparar com a pesquisa Ibope de terça-feira passada, que tem a mesma margem de erro da atual.

A rejeição a Garotinho caiu três pontos, chegando a 21%. A de Ciro foi de 27% para 26%. A de Lula ficou em 26%.

A rejeição de Serra vem aumentando desde que iniciou os ataques mais pesados no horário eleitoral. Embora a tática tenha sido abandonada desde sábado, a pesquisa mostra que o efeito ainda seja sentido.

Vox Populi

A Vox Populi mostra diferenças e semelhanças com o Ibope. Lula também aparece com 41%, oscilando negativamente um ponto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O índice de votos válidos de Lula, entretanto, é menor do que o do Ibope: 46%. Com isso, o petista precisaria de mais quatro pontos, e não de dois.

Serra ganhou dois pontos e chegou a 19%. Nesse levantamento, ele não aparece em empate técnico com Garotinho, que tem 14%, depois de também ganhar dois pontos. Ciro oscilou um negativo e chegou a 14%. Logo, somente Garotinho e Ciro estão empatados. Na Datafolha do final de semana, Garotinho e Serra apareciam no limite do empate técnico.

Os rumos da corrida eleitoral só poderão ficar mais claros com as próximas pesquisas. O Datafolha divulga novo levantamento no próximo sábado. (Último Segundo)

Voltar ao topo