Pesquisador quer integração entre criança e comunidade

Pesquisador-líder do Futuro da Aprendizagem, grupo de pesquisa do Media Laboratory, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, David Cavallo espera que nos próximos 10 a 20 anos a educação esteja promovendo uma maior integração de pequenos grupos de crianças às comunidades. ?Que elas estejam construindo e solucionando problemas que não conseguem nem imaginar?, diz. ?As crianças estariam se relacionando com outras crianças, com as cidades, com os Estados e os países.? Cavallo é um dos coordenadores do seminário Instituto de Inverno, em Curitiba, como parte do projeto Learning Hub (Elo de Aprendizagem), que tem como objetivo organizar uma rede de cooperação internacional conectando experiências de aprendizagem para o século 21.

Para ele, as dificuldades que as crianças enfrentam hoje é a visão temporal do currículo escolar e a imposição para que ela aprenda aquilo que os organizadores do currículo querem. ?Tira-se a liberdade de construir, de aprender fazendo, e criam-se regras.? No entanto, Cavallo diz não ter idéia de como será o aprendizado do futuro. ?Temos feito experiências em áreas diferentes para projetar esse aprendizado?, afirma. ?Para estar preparado é preciso criar vários modelos.?

Segundo ele, o computador é um dos instrumentos mais importantes nesse processo. ?Ele abre oportunidades de aprendizado que não existiam até agora?, diz. O pesquisador afirma ser importante o investimento em novas tecnologias e sugere que os governos federais retirem recursos destinados a setores militares para reforçar a educação.

Voltar ao topo