Pesquisa: Wii Sports é usado para estimular atividades físicas

Uma conferência internacional de saúde que aconteceu em Montreal, esta semana, afirma que video games com exercício podem promover o bem estar de crianças acima do peso.

Laurette Dube, a organizadora do 2008 McGill Health Challenge Think Thank, afirmou que “exergames” são a maneira ideal de encorajar crianças a gastar parte do seu tempo sendo ativas.

Ao lado de Dube, a professora de Educação Física Linda Carson, da West Virginia University, apoiou a iniciativa de exergames.

“Eu acredito que eles precisam ser reconhecidos como uma alternativa de exercício para a educação física tradicional”, diz a professora.

“É muito interessante ter opções alternativas de atividades físicas para as crianças, tanto em casa como na escola”.

Carson completou um estudo recentemente que afirma que crianças acima do peso que jogam esses exergames têm menos probabilidade de ganhar peso e podem ter a sua habilidade aeróbica melhorada.

Essa conclusão foi tirada a partir de dois grupos de crianças obesas, sendo que um deles foi submetido a sessões de jogo com o Wii Sports, enquanto o outro ficou apenas como controle.

Embora não seja novidade que sessões de atividades físicas podem prevenir o ganho de peso e melhorar a saúde em geral, o que é estimulante na pesquisa é que algumas crianças demonstraram interesse em esportes em ambientes abertos após conhecer o esporte no jogo.