Pesquisa mostra queda na popularidade de Bush e no apoio a guerra

Pesquisa de opinião Washington Post/ABC News aponta uma pequena queda na aprovação ao governo do presidente George W. Bush.

O ponto forte da atuação do presidente continua a ser sua atuação no combate ao terrorismo. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de janeiro, com 1.133 adultos entrevistados em todo o país, entre eles 211 afro-americanos. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

A pesquisa indica que 59% dos entrevistados aprovam a atuação de Bush como presidente, enquanto 38% desaprovam; na pesquisa anterior, feita em 15 de dezembro, indicava 66% de aprovação e 32% de desaprovação a Bush.

Sobre temas específicos, 43% aprovam e 53% desaprovam a atuação de Bush na economia; 71% aprovam e 25% desaprovam sua atuação no combate ao terrorismo; 50% aprovam e 46% desaprovam a postura de Bush em relação ao Iraque; 43% aprovam e 47% desaprovam a atuação do presidente em relação ao Orçamento federal; 54% aprovam e 36% desaprovam a postura de Bush em relação à Coréia do Norte.

Indagados sobre se apóiam uma ação militar norte-americana para depor Saddam Hussein, 57% disseram-se a favor e 41% contra; na pesquisa de dezembro, 62% eram a favor de uma ação militar e 35% contra.

Sobre se Bush apresentou provas suficientes para justificar uma ação militar contra o Iraque, 39% disseram que sim e 58% que gostariam de ver mais evidências. Sobre se o Iraque está ou não colaborando com os inspetores de armas da ONU, 22% opinaram que sim e 75% que não.

Para 50% dos entrevistados, os EUA deveriam trabalhar mais no campo diplomático (em relação ao Iraque), enquanto 47% acham que o país deveria trabalhar mais nos preparativos para uma ação militar.

Sobre a Coréia do Norte, 80% opinaram que os EUA devem trabalhar mais na diplomacia e apenas 14% devem fazer preparativos militares para um confronto.

Quanto à situação da economia dos EUA, 25% disseram acreditar que ela é boa e 74% que ela é ruim; 18% disseram que a economia está melhorando, 38% que ela está piorando e 43% que ela está na mesma.

Sobre os cortes de impostos propostos por Bush, 61% disseram acreditar que eles vão favorecer os mais ricos, enquanto 2% opinaram que eles vão beneficiar os mais pobres. A eliminação do imposto sobre dividendos é apoiada por 41% e desaprovada por 48%.

Sobre se prefeririam o corte de impostos proposto ou mais gastos com educação, saúde e seguridade social, 33% defenderam a redução de impostos e 67% disseram-se a favor de mais gastos.

Voltar ao topo