Pesquisa do Banco Central reduz expectativas de inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, encerrará o ano abaixo da meta de 4,5%, conforme pesquisa realizada todas as sextas-feiras com uma centena de analistas do mercado financeiro sobre as tendências dos principais indicadores da economia.

De acordo com o boletim Focus, divulgado hoje (5) pelo Banco Central com o resultado da pesquisa, o IPCA de 2006 deve ser de 4,31%. Isso sinaliza para correções menores de preços, depois de três semanas com a previsão de 4,32%.

O boletim mostra, ainda, que a inflação de maio ? a ser divulgada na próxima quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ? será em torno de 0,17%. Menor, portanto, que a projeção anterior, de 0,20%. Revela, também, que a previsão de IPCA para junho cai de 0,24% para 0,23%.

Os demais indicadores de preços pesquisados indicam que a inflação perde fôlego; tanto no varejo quanto no atacado. Mas, contrariando essas expectativas, a previsão média para o IPCA dos próximos 12 meses indica alta de 4,20% para 4,21% na comparação semanal.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.