Pesquisa do Banco Central reduz estimativa de inflação anual

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – o índice oficial de inflação – deste ano deveser de 4,07%, de acordo com estimativas de analistas deinstituições financeiras consultados pelo Banco Central na últimasexta-feira.

A pesquisa semanal, que dá origem ao Boletim Focus, divulgado ssegundas-feiras, apontou ligeira elevação, de 0,47% para 0,48%, no IPCAde janeiro, a ser anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) na próxima sexta-feira (9).

O mesmo patamar de inflação deve se manter em fevereiro, embora os analistas acreditem que a alta é transitória, e os preços terão melhorcomportamento nos meses seguintes. Por isso, eles reduziram a expectativaanterior, de 4,09% para 4,07% no ano, abaixo do centro dameta de 4,5%.

De acordo com a pesquisa do BC, os preços administrados por contrato oumonitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros)mantiveram a expectativa de reajuste acumulado de 4%, em 2007.

O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto dePesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo (USP),aumentou a estima anterior, de 3,95% para 3,97%. Mas, esse cálculo serestringe capital paulista.

A estimativa para o comportamento de preços no atacado está um poucomais alta. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ÍndiceGeral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 4,22%para 4,25% na comparação semanal, e o Índice Geral de Preços do Mercado(IGP-M) subiu de 4,18% para 4,25%.

Voltar ao topo