Pesquisa da FGV revela que o consumidor está mais confiante

A confiança do consumidor aumentou em setembro, depois de três meses seguidos de queda. Os dados constam da 22ª edição da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada, nesta sexta-feira, pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa mostra melhora em cinco dos oito principais itens, na comparação com o mês de agosto.

Melhorou a avaliação do consumidor sobre a situação econômica do país. O percentual dos que afirmam ter havido piora nos últimos seis meses passou de 39,9% para 37,3%. E subiu de 9,5% para 12,2% a avaliação dos que percebem melhora na economia.

A sondagem indica ainda que evoluiu positivamente a percepção sobre a situação econômica da família. Ela passou de 15,2%, em agosto, para 16,7% em setembro, na parcela dos que consideram melhor que há seis meses. E redução de 20,7% para 18,8% nos que consideram que houve piora.

O único quesito da sondagem em que foi verificada redução na avaliação trata do balanço financeiro do consumidor brasileiro. Na comparação entre receitas e despesas, a parte dos que se dizem endividados subiu de 28,3%, em agosto, para 31,9%, em setembro.

A pesquisa ouviu 1.451 chefes de domicílio em doze das principais capitais do país, entre os dias 2 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

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