Rio (AE) – Um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, está animando os pesquisadores que se dedicam a desenvolver uma vacina que tenha eficácia contra a aids. O trabalho está utilizando macacos, que recebem uma substância contendo genes do vírus SIV (vírus da imunodeficiência em símios, na sigla em inglês), semelhante ao HIV. Os resultados são promissores.

continua após a publicidade

A vacina é produzida a partir de fragmentos de DNA do vírus SIV, que fazem com que o organismo do macaco tenha uma resposta imune. Dezesseis animais estão sendo utilizados na pesquisa. Eles têm apresentado a reação esperada, o que vem deixando otimista a comunidade científica – embora ainda seja impossível prever quando se chegará a uma vacina contra a aids.

Está à frente da pesquisa o biólogo David Wahtkins, maior especialista do mundo em imunologia de modelos animais de vacinas contra a Aids. Ele está no Brasil esta semana para participar de palestras sobre seus experimentos. O especialista esteve no Rio hoje (17) e falou sobre os testes no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O biólogo, cuja equipe recebe US$ 5 milhões para tocar a pesquisa, comentou as dificuldades de se chegar a uma fórmula eficaz. "Existem muitos tipos de HIV. Por isso é tão difícil arriscar dizer quanto tempo ainda falta para uma solução", afirmou. Ele aproveitou para elogiar o nível das pesquisas brasileiras e também o programa de combate à aids do governo federal.

continua após a publicidade

Para o infectologista e professor da UFRJ Mauro Schechter, coordenador, no Rio, dos testes com uma vacina contra a aids, a pesquisa de Wahtkins é importante porque os macacos e os seres humanos têm sistema imunológico parecidos. "Um modelo animal que funciona nos dá esperança. Supomos que aquilo que dá resultado em macacos pode vir a dar certo com humanos, mas precisamos de testes que comprovem esta tese", afirmou.

Schechter é o pesquisador responsável pelo Projeto Praça Onze, que envolve 60 professores e recebe US$ 2 milhões de financiamentos externos para se dedicar a pesquisas na área de doenças infecciosas, em especial a aids. Há dez anos, são conduzidos estudos para o desenvolvimento de novas drogas.

continua após a publicidade

Cidadãos brasileiros já participaram de três testes com vacinas. Existe um em andamento, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e realizado também em outros países, que analisa a eficácia de um imunizante que, em macacos, conseguiu evitar ou, ao menos, retardar a infecção pelo HIV. A primeira fase desta pesquisa, da qual participam indivíduos saudáveis, teve resultados considerados positivos.