Pesquisa aponta perfil de jovens que se drogam

A maior parte dos jovens que usa drogas começou por curiosidade, sendo que quase a totalidade já tinha um amigo ou membro da família dependente químico. Essas são algumas das revelações da pesquisa realizada pelo Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), que traçou um perfil dos jovens usuários de drogas. Foram entrevistados 90 adolescentes de 14 a 18 anos, em processo de abstinência, que participam das reuniões semanais do grupo de apoio Amor Exigente, de Curitiba.
As drogas mais utilizadas, segundo o estudo, são a maconha, o tabaco e o álcool, seguidos por solventes, cocaína e crack. “São produtos cada vez mais acessíveis, sendo que as drogas lícitas são responsáveis por grande parte dos casos de dependência”, afirma a realizadora da pesquisa, Inês Goedert Xavier Andrzejewski, que atualmente trabalha como voluntária no grupo de Pais e Adolescentes do Programa Amor Exigente.
A pesquisa mostrou ainda que 76% dos jovens que fazem uso de drogas são do sexo masculino. Do total de entrevistados, 61% afirmaram terem começado a usar drogas por curiosidade e 39% por influência de amigos. Na pesquisa, 86,7% dizem que já conheciam alguém que usava drogas e 66% têm algum membro da família usuário ou em processo de abstinência.
Apoio ? Aproximadamente 75% dos jovens que participam dos grupos de apoio nunca foram internados em clínicas de recuperação, apesar de a maioria já ter tido problemas, considerados por eles mesmos, como graves com a polícia e a família. Os jovens revelaram achar mais fácil buscar a ajuda da família e dos voluntários dos grupos de apoio do que de clínicas.
Apesar de apenas cinco adolescentes participantes da pesquisa terem procurado ajuda por vontade própria, a maioria deles já consegue perceber os resultados do apoio que vêm recebendo. “Hoje eles já conseguem ter algum plano para o futuro”, comenta Inês. Para ela, a melhor forma de prevenção e de cura para o problema é o apoio da família. “O diálogo é sempre o melhor remédio.”
Conen ? O Conselho Estadual de Entorpecentes é uma instituição que tem como objetivo a prevenção do uso de drogas e de outros problemas que podem surgir na vida do adolescente, como violência, Aids e gravidez precoce. O coordenador de cursos para adolescentes, Givanildo da Silva, diz que o Conen mantém os jovens longe das drogas, indicando outros interesses e elevando a auto-estima. “Queremos que o adolescente saiba valorizar a qualidade de vida”, explica.
Inês Andrzejewski diz que os jovens reconhecem o efeito nocivo das drogas. A consciência dos riscos e problemas que acarretam é o que ajuda o adolescente a enfrentar o processo de recuperação, que pode ser muito lento e doloroso, além de muitas vezes não gerar o resultado esperado. “Muitos adolescentes vêem nos grupos de apoio uma forma de auxílio para aguentar este processo e voltar a viver.”

Voltar ao topo