Pequenas empresas empregam mais de 50% dos trabalhadores

As micro e pequenas empresas são responsáveis por 56% da mão de obra formal do Brasil. Ao todo, empregam 14,5 milhões de pessoas. Além disso, a pequena empresa é responsável por 20% da economia gerada.

O presidente do Sebrae (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Silvano Gianne, explica que as microempresas não têm uma legislação específica. Elas pagam os mesmos tributos que as grandes, o que empurra o microempresário para a informalidade. Mesmo sendo o setor que mais emprega, o microempresário enfrenta dificuldades para se estabelecer no mercado por causa do excesso de burocracia e impostos cobrados. Ainda assim, Gianne destaca que as micro e pequenas empresas são excelentes empregadoras porque estão espalhadas por todo o País.

Sabendo que a microempresa é responsável por 25% dos salários pagos no Brasil, o Ministério do Trabalho quer diminuir a burocracia que elas enfrentam e dar mais acesso às linhas de crédito.
A medida vai fazer com que o pequeno empresário continue gerando empregos, como explica o secretário-nacional de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Remígio Todeschini.

?Vamos ampliar significativamente os programas de incentivo ao micro e pequeno empreendedor. Elas são uma porta muito importante para a geração de empregos?. Todeschini ainda ressaltou que a intenção do ministério é ampliar, cada vez, mais as linhas de crédito para os micro e pequenos empresários.

Voltar ao topo